sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Como surgiu o Sobrenome?

Há quem diga que nosso nome é a melodia mais harmoniosa para nossos ouvidos, contudo é bem comum você andar no meio de uma multidão e ouvir seu nome ser chamado por uma pessoa que você nunca viu, e ao mesmo tempo algumas pessoas olham para traz, todas com o mesmo nome. Isso seria uma confusão se não houvesse “sobrenomes” para nos identificar e evitar alguns danos, já pensou você pagando uma conta de outra pessoa só por que ela tem seu mesmo nome? com medo disso algumas pessoas até exageram como foi o caso de D. Pedro II , seu nome era: Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon

Mas você já se perguntou como surgiu o sobrenome? Até o século XII os pais colocavam nos filhos apenas o primeiro nome. Alguns elementos contribuíram para a origem do sobrenome.

Em muitos casos, vemos que um sobrenome poderia ser originado através de questões de natureza geográfica. Nesse caso, o “João da Rocha” teve o seu nome criado pelo fato de morar em uma região cheia de pedregulhos ou morar próximo de um grande rochedo. Na medida em que o sujeito era chamado pelos outros dessa forma, o sobrenome acabava servindo para que seus herdeiros fossem distinguidos por meio dessa situação, naturalmente construída.

Outros estudiosos do assunto também acreditam que alguns sobrenomes apareceram por conta da fama de um único sujeito. Sobrenomes como “Severo”, “Franco” ou “Ligeiro” foram criados a partir da fama de alguém que fizesse jus à qualidade relacionada a esses adjetivos. De forma semelhante, outros sobrenomes foram cunhados por conta da profissão seguida por uma mesma família. “Bookman” (livreiro) e “Schumacher” (sapateiro) são sobrenomes que ilustram bem esse tipo de situação.

Quando você não tinha fama por algo ou não se distinguia por uma razão qualquer, o seu sobrenome poderia ser muito bem criado pelo simples fato de ser filho de alguém. Na Europa, esse costume se tornou bastante comum e pode ser visto alguns sobrenomes como MacAlister (“filho de Alister”), Johansson (“filho de Johan”) ou Petersen (“filho de Peter”). No caso do português, esse mesmo hábito pode ser detectado em sobrenomes como Rodrigues (“filho de Rodrigo”) ou Fernandes (“filho de Fernando”).

Esses são os elementos que contribuíram para que você tivesse o sobrenome que carrega agora, talvez ele não combine muito com você, pois talvez você tenha o sobrenome Rodrigues e não é filho de nenhum Rodrigo, mas um dia teremos um nome perfeito dado por alguém perfeito, pois a bíblia nos fala que lá no céu teremos um novo nome, esse nome será “único” e nunca mais precisaremos de um sobrenome.

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. (Ap. 2:17-17)

22 comentários:

  1. Meu sobrenome tem mais de 200.000 anos ,o primeiro foi um rei sumeriano camado dumuzzi , ele reino por 36.000 anos , e depois do seu reinado , ficou conhecido como aquele que dá a vida , pois como punição por conquistar a rainha do submundo , ficava 6 meses no submundo e 6 meses na terra . Depois disso dumuzzi ficou adorado como uma divindade de plantas e vegetais , se tornou Dumuzzi que dá vida , traduzindo essa palavra dá vida por outros idiomas antigos dá no meu sobrenome , os sobrenomes mais antigos estão deixando de existir .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. awe o DUMUZZI tu é o KING SizE do rio de janieoro .. haushuahsuashuas

      Excluir
  2. Parabéns ótimo post, estava procurando sobre esse assunto ontem e encontrei sem querer no ocioso muito legal.

    ResponderExcluir
  3. Reinou por 36.000 mil anos?

    ResponderExcluir
  4. Meu sobrenome tem origem numa familia antiga portuguesa de visigodos e o primeiro foi D. Egas de Sousa que era o dono das terras do Sousa onde eu vivo ainda hoje xD

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, é a versão comentarista do King Size do Rio de Janeiro.

    Anônimo Dumuzzi Loucado.

    ResponderExcluir
  6. Não creiam em domuzzi somente eu sou o verdadeiro Rei das Terras acima e abaixo do horizonte de Gashpar. Fui eu quem ensinei Inhoteep a construir pirâmides, Noé a fazer barcos, Alexandre a empunhar espadas! Eu envenenei Nabucodonassar!

    Dimuzzi é falso ídolo! Creiam em mim, eu sou Gashparassar!

    ResponderExcluir
  7. Foi-se a credibilidade e "viajou legal na maionese" no comentário final... Ciência (Razão) vs. Religião (Fé) são mutualmente excludentes...

    ResponderExcluir
  8. Então...tirando a bobagem bíblica no final o post foi até interessante!
    Será q sobrenomes brasileiros como "da silva" ou "dos santos" vieram da época da escravidão e designavam os proprietários do escravo (escravo da familia Santos, Silva, etc...)????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque voce não fica com o seu comentário para você mesmo?
      O blog esta ótimo e a parte Bíblica estava até muito curta, e. deveria ser dez vezes mais longa. Pessoas como voce nos dão muita dó. Sem DEUS e sem esperança.

      Excluir
    2. Na verdade, o sobrenome Santos, originalmente veio de uma região que tinha muita presença religiosa, então as pessoas eram adotadas com sobrenomes como Santos, dos Anjos, Baptista, etc.

      Excluir
  9. Na realidade a Ciência e a religião se completam .Elas foram criadas por Deus e os homens é que tentam separa-las com seus preconceitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito da sua resposta!

      Excluir
  10. os silvas e é de origem romano que significa selva por alguns povos, fugir para florestas e la viverem esse nome foi adotado pelos portugueses pelo fato de ainda o brasil estar ainda no inicio de sua evolução ,pois ainda era selva o nome veio bem a calhar

    ResponderExcluir
  11. rsrsr CADA COISA QUE EU VEJO NA INTERNET VIVEREI 100 ANOS E NÃO VEREI NADA AINDA.Gashparassar?
    Dimuzzi?RAPAZ VC E´MUITO DOIDO MEU AMIGO VC JÁ PROCUROU UM PSICOLOGO?POR FAVOR AMIGO PROCURE UM. POR FAVOR, TI PEÇO NÃO É POR VOCE NÃO É PORQUE SE CONTINUAR ASSIM VC IRA ENVENENAR AS MENTES DE PESSOAS FRACAS IGUAL A VOCE,E ATRAPALHARÁ MUITAS PESSOAS SÉRIAS QUE USAM A INTERNET PRA PESQUISAS ETC,ETC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você ė um otário mesmo! Em primeiro lugar quem precisa de um psiquiatra é você porque nem entende para que serve um psicologo. Você não é obrigado o ler o blog de ninguém, e ainda ficar criticando.
      Você com certeza nem tem capacidade para escrever um blog.

      Excluir
  12. Senhor(a) Anonimo(a) tu já ouviste falar em Liberdade de expressão?
    1º Lugar - Não obrigo a ninguém a ler meu Blog
    2º Lugar - Quando eu falo e DEUS nos meus Posts eu não estou dando veneno a ninguém,mas sim remédio.
    um abraço

    ResponderExcluir
  13. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nim guem meressse

    ResponderExcluir
  14. Meu senhor...que coisa feia ... é interessante as informações dadas ,porque pessoas precisam agir dessa forma...destruindo....meu anjo vc provalvelmente é um adolescente...

    ResponderExcluir
  15. Bela MERDA ter qualquer sobrenome... Somos todos MACACOS.

    ResponderExcluir